O número de criptomoedas desenvolvidas desde a criação do Bitcoin vem crescendo exponencialmente. Em Abril de 2013, apenas 7 moedas estavam registradas segundo o Coin Market Cap, site que demonstra o valor de mercado das criptomoedas negociadas ao redor do mundo. Hoje são mais de 1600 projetos entre ICOs e Tokens existentes sendo negociados. Um dos motivos da existência de tantas moedas, são os diferentes projetos e objetivos de cada uma delas. A velocidade de criação de novas moedas é gigantesca. 

Um exemplo é a IOTA, com o propósito de integrar a moeda com equipamentos através da Internet das Coisas, e o Ethereum que é capaz de executar contratos inteligentes sem a interferência de terceiros.

Entretanto, tendo conhecimento que o código do Bitcoin é aberto e pode ser modificável para gerar uma nova moeda, há uma possibilidade de cogitar: “Se com o Bitcoin deu certo, posso alterar pequenos detalhes no seu código, dar um novo nome, divulgar bastante e feito!” Este pensamento leva à criação de moedas muito parecidas, e que perdem o valor de forma muito rápida, porque se assemelham muito com algo já estabelecido e que já possuem bilhões investidos.

Com tantas opções disponíveis, existem riscos e muitas vezes são letais. A Bitconnect, moeda que no início deste ano atingiu a marca de 2,3 bilhões em valor de mercado, foi acusada de esquema de pirâmide e então modificou a maneira em que os usuários eram convidados a participar do possível esquema da moeda. Logo após, perdeu valor nas sua unidade de $400.00 para os atuais $0,52.

De qualquer maneira, é interessante notar que o mercado possui maiores variedades, gerando mais oportunidades para  que novas propostas sérias e concretas existam. Como investidor, o melhor a se fazer é não observar apenas o seu valor de mercado pensando em dobrar ou triplicar os ganhos, estudar qual o propósito de cada moeda e conhecer a tecnologia que a envolve para investir com mais confiança.

Conheça o Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas da América Latina

—————————————————————————————————————————

Robson Coelho de Souza – Fascinado pelo mundo da Criptoeconomia

—————————————————————————————————————————