Agora no Brasil, o Cartão Bitcoin!

Se o bitcoin é uma moeda virtual que já movimenta milhares de reais no país, faltava um cartão bitcoin para ser utilizado no Brasil. Perceberam que escrevi no passado, faltava? O empresário André Horta diretor presidente da empresa VIVAR SOLUÇÕES EM TI, nos contará neste post a respeito do lançamento do cartão bitcoin.


Sr. André, De onde surgiu a ideia do cartão bitcoin?
Primeiramente gostaria de não ser chamado de Sr., este título deixo para empresários um pouco mais bem sucedidos que eu, como Eike Batista (rsrsrsrs). Sou um jovem (28 anos) apaixonado por tecnologia como a maioria dos leitores aqui do site bitcoinbrasil. Quanto ao cartão bitcoin, a ideia não é nossa, não inventamos o cartão, lá fora o cartão bitcoin já existe, somente melhoramos e adaptamos ao atual cenário que o Bitcoin passa no nosso país. A VIVAR TI é uma empresa que está no mercado a poucos anos, porém sempre estamos buscando novas ideias e soluções no mercado, e quando conhecemos o Bitcoin, logo vimos que havia uma demanda a ser suprida no Brasil, o cartão BitCoin.

Mas você não acha que qualquer brasileiro pode comprar o cartão bitcoin em sites estrangeiros e solicitar que seja entregue em sua residência?
Realmente há essa possibilidade, porém com os altos custos de importação e frete, fica praticamente inviável fazer esse tipo de operação, nosso país não pode ficar de fora dessa revolução que está ocorrendo no mundo financeiro e tecnológico mundial. Além disso, sou um apaixonado pelo Brasil, e acho que temos que investir no nosso país, se quisermos continuar crescendo.

Quais são as características desse cartão que vocês estão comercializando?
Uma conta no bitcoin, é denominada carteira. Cada carteira possui um endereço longo de aproximadamente 25 caracteres, e gravar na cabeça esses 25 caracteres para passar à outra pessoa é difícil, não é tão simples como temos nos bancos, agência e conta. Diante deste fato, colocamos em um só cartão, várias formas da pessoa consultar e divulgar o endereço de sua carteira à outras pessoas, além do próprio endereço da carteira no cartão, também colocamos um código de barras, amplamente utilizado no Brasil, que pode ser lido por qualquer leitor padrão do mercado e também um “QR Code” que permite que aplicativos já existentes para IPhone e Android façam a leitura desta TAG de identificação e consigam enviar pagamentos ao dono do cartão. Além disso o cartão pode ser personalizado com cores, foto, nome, telefone e outros dados a gosto do freguês.

A vivar irá atuar apenas no segmento de cartões de bitcoin?
Na verdade não, a VIVAR atua em vários segmentos de TI, e criamos uma divisão internamente na empresa especializada em BitCoin. Esta divisão lançará nesta semana ou no máximo na próxima, um site para emissão de comprovantes de transações de bitcoin, mais uma vez, atendendo a uma demanda constatada no fórum (https://bitcointalk.org/). Aumentando a confiabilidade e segurança nas transações envolvendo BitCoin. Além disso, até o final de abril deste ano, estaremos lançando o POS, “point of sale” de bitcoins, no Brasil, será o primeiro no Brasil e no mundo na forma como será concebido. A ideia é permitir às pessoas vender e comprar Bitcoin em uma máquina, sem intermediações de outras pessoas, além de permitir que o comércio, como um supermercado por exemplo, venda seus produtos não só através de cartões de crédito, cheque e dinheiro, mas também diretamente através de cartões bitcoin. Em fim, estamos investindo no Bitcoin no Brasil, temos outras ideias, mas por motivos estratégicos, ainda não podemos divulgá-las.

…estaremos lançando o POS, “point of sale” de bitcoins, no Brasil, será o primeiro no Brasil e no mundo na forma como será concebido.

Quais são os próximos planos?
Já estamos trabalhando no projeto de desenvolvimento de um cartão bitcoin com RFID, que permitirá a comunicação sem fio e também um cartão bitcoin com smartcard, como os cartões de créditos modernos.

Então o cartão atual vai deixar de existir?
Claro que não! Esta primeira versão é essencial, pois permite que as pessoas utilizem de forma 100% segura, uma vez que a senha não fica armazenada no plástico. Os próximos cartões que virão, irão coexistir com este primeiro cartão.

E quanto ao âmbito jurídico, é legal sua utilização no Brasil?
Consultamos o escritório Advocacia Silva Bastos, e este está nos amparando nos termos jurídicos. A advogada Luana Bastos, nos informou que há quase um consenso entre os advogados, que as negociações envolvendo o Bitcoin, são uma prática de escambo, já que o BitCoin não é considera uma moeda oficial em qualquer país, o que é legalmente permitido no Brasil. Particularmente acredito que, com o crescente uso do BitCoin no Brasil, o governo irá regulamentá-lo de alguma forma, espero que seja para o bem de todos.

…as negociações envolvendo o Bitcoin, são uma prática de escambo, já que o BitCoin não é considera uma moeda oficial em qualquer país, o que é legalmente permitido no Brasil

Em matéria* publicada no site G1 da rede globo , citou-se a mineração da moeda virtual, também chamado de ouro virtual. A VIVAR pretende atuar na mineração de bitcoin também?
Com certeza, é um negócio que já está sendo explorado, por ser muito rentável, além de ter boas perspectivas a curto, médio e longo prazo. Nossa ideia é criar um datacenter, exclusivamente para produção de Bitcoins, estamos buscando parceiros e investidores anjo para realização do negócio.

Poderia nos informar mais detalhes deste datacenter?
Assim como em outras atividades de mineração, seja o próprio minério, ouro e outros metais preciosos, há se um custo para extrair o material, encontramos uma ótima solução para extração de Bitcoins a um custo baixíssimo, quando comparado aos concorrentes. Infelizmente por motivos estratégicos, não podemos divulgar mais informações.

Então se uma pessoa após ler esse post, tiver interesse em adquirir o cartão, como deve proceder?
Basta enviar um e-mail para atendimento@vivarti.com.br, que entraremos em contato.

Pode nos adiantar o custo do cartão bitcoin?
O cartão está sendo vendido a partir de R$ 10,00 mais frete, assim que aumentar o volume de compra, teremos condições de baixar esse valor para algo em torno de 5 reais ou até mesmo de graça para as pessoas, estamos recebendo propostas de parceria de publicidade e propaganda.

Posso te propor um desafio? Que tal vocês lançarem uma promoção aqui no site bitcoinbrasil?
OK, desafio aceito, os primeiros 5 leitores do site, que solicitarem o cartão bitcoin, receberão em casa o cartão gratuitamente. Ao final da promoção, voltarei a divulgar aqui no site os ganhadores da promoção.

 

* Matéria sobre BitCoin publicada no site G1 da rede globo: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/conheca-o-bitcoin-dinheiro-virtual-usado-ate-em-site-de-venda-de-drogas.html

 

Mais uma grande iniciativa a favor do bitcoin no Brasil.

O Brasil será o país do Bitcoin!

 

L.

5 thoughts on “Agora no Brasil, o Cartão Bitcoin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *