Em resposta aos comentários de iniciantes loucos por começar o quanto antes a brincar com as novas moedinhas Bitcoin, resolvi escrever este post.

Antes de qualquer coisa, faça o download do cliente Bitcoin nesta caixa a direita do site “Download Bicoin versão…” que sempre terá a versão mais recente. Escolha o cliente referente ao sistema operacional que estiver utilizando, Windows, Linux ou Mac.

A instalação é simples, não é necessário se alongar aqui. Apenas atente para a de Linux que você utilizará a versão referente à arquitetura de sua máquina, 32 ou 64 bits. E deve executar o “bitcoin” e não o “bitcoind”. O “bitcoind” é o serviço do Bitcoin que não falaremos ainda neste post.

Tendo executado o cliente, você terá uma tela semelhante à figura abaixo:

Endereço Bitcoin: Este é um dos endereços que você poderá utilizar para receber transferências Bitcoin. Você poderá ter quantos desejar. Falaremos mais tarde como criar outros.

Conexões: Este é o número de pontos conectados na rede Bitcoin. Quanto mais pontos, mais rápidas podem ser realizadas as transações de valores.

Blocos: Estes são os blocos de dados de toda a rede Bitcoin. Como a rede não possui uma unidade central de dados, todos os clientes conectados possuem uma cópia atualizada de toda a base de dados de transação. Na primeira vez que se conecta, será feito o download de todos os blocos existentes o que pode demorar de vários minutos até várias horas, dependendo de sua conexão. Sempre que se reconectar deverá aguardar esta atualização.

Número de transações: Mostra o número de transações realizadas por você ou para você à medida que começa a transmitir ou receber valores.

Começando

Estando com o cliente rodando, observe se ele está realizando conexões, senão, tem alguma coisa na rede bloqueando, como por exemplo, firewall. Normalmente ele usa a porta 8333.

Depois de conectado, você deverá aguardar que seja feito todo o download de blocos. Antes disto você não será capaz de receber ou enviar Bitcoins, portanto, tenha paciência. Este é um erro muito comum.

Endereços

No seu cliente Bitcoin você poderá ter quantos endereços precisar, basta ir criando como na figura abaixo:

É uma boa prática dar nomes para que não se confunda. Você poderá criar usando o botão “New…” ou mais facilmente no “Address Book” que conterá não somente uma lista dos seus endereços de recebimento, como também poderá listar os endereços aos quais você transmite valores constantemente.

Enviando valores

Para enviar valores, basta usar o botão “Send Coins” que te arremeterá para a tela abaixo:

Onde bastará colocar o endereço de envio, seja via ctrl-c + ctrl-v ou “Address Book” previamente cadastrado. Após a operação, será criada uma transação que poderá levar de poucos até muitos minutos para que seja conferida pela rede e ser efetivada.

O mesmo ocorrerá com os valores que receber. Como o Bitcoin é um banco de dados distribuído, ele precisa conferir entre os clientes espalhados pela rede para ver se a transação é válida, se não estão sendo transmitidos valores que não existem, por exemplo. Este é o motivo do tempo para se efetivar as mesmas.

Você poderá acompanhar a qualquer momento qualquer bloco ou transação no Block Explorer.

Recebendo valores

Para receber, basta fornercer para alguém que deseja lhe enviar algum valor um de seus endereços do seu cliente Bitcoin. Assim que os últimos blocos forem atualizados, você receberá a transação. Sendo confirmada, após alguns minutos, você receberá o crédito no endereço que forneceu.

Wallet

Por último e não menos importante, faça sempre backup do seu wallet.dat, para isto, dê uma olhada neste post.

Os caminhos do wallet.dat por sistema operacional:

Linux: ~/.bitcoin/wallet.dat
Windows XP: C:\Documents and Settings\YourUserName\Application data\BitCoin
Windows Vista ou 7: C:\Users\YourUserName\Appdata\Roaming\BitCoin
Mac: ~/Library/Application Support/Bitcoin/wallet.dat

Lembre-se

  • Você não precisa se manter on-line para poder receber Bitcoins: Quando você se conectar e os blocos forem atualizados no seu cliente, você receberá o crédito do pagamento que lhe foi enviado.
  • Você pode criar quantos endereços precisar: Usando diferentes endereços lhe ajudará a manter o anonimato.
  • Você não poderá mandar Bitcoins para endereços inválidos: Se tentar, o cliente se recusará a enviar.

Espero que este pequeno post possa ser de ajuda para você aí que está iniciando.

Qualquer dúvida ou sugestão, estamos aqui, é só comentar.

Bitcoin para iniciantes
2.5 (4 votos)