A Sirin Labs, empresa tecnológica voltada à fabricação de smartphones, reportou ao Cointelegraph que lançará celular integrado ao blockchain em novembro deste ano.

O smartphone Finney conta com um software totalmente desenvolvido pela empresa, o SIRIN OS, focado tanto na privacidade do usuário quanto na adaptabilidade para a nova era digital. Dentre suas principais funções estão uma cold storage wallet (i.e., carteira digital que armazena offline criptomoedas), serviços de conversão de tokens e uma Dapp Store (i.e., loja digital para aquisição de aplicativos descentralizados).

A segurança também aparenta ser peça central para a desenvolvedora, o celular contará com um sistema de prevenção de intrusão baseado em aspectos comportamentais e com privacidade e segurança nos meios de comunicação. Além disso, a companhia alega que por ser baseado no blockchain, o aparelho é totalmente inviolável.

Em 2016, a Sirin Labs produziu um smartphone de 16 mil dólares, o Solarin, que contava com uma proposta de ultra segurança. Devido ao alto preço, o celular não ganhou mercado e a empresa mudou seu foco. Desta vez, o novo smartphone contará com um preço aproximado de mil dólares, mais compatível com os concorrentes do mercado.

O projeto contou com um levantamento de capital de aproximadamente USD 110 MM em apenas 24 horas no final de 2017, por meio de um ICO (i.e, Initial Coin Offering). Desde então, a empresa vem desenvolvendo o smartphone contando com parcerias como o Google, Bancor e com a Leo Messi Management (i.e., empresa que administra a imagem do jogador de futebol Messi).

O celular está sendo fabricado pela Foxconn Technology Group, mesma fabricante dos produtos da Apple, Google, Amazon e Huawei, sendo esta última uma das mais interessadas no software Sirin OS, buscando obter licença para utilizá-lo, a fim de produzir internamente um smartphone com a capacidade de suportar Dapps. Além dos celulares, a Sirin Labs está produzindo um computador que utiliza a tecnologia blockchain integrada ao seu sistema.

Conheça o Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas da América Latina

________________________________________________________________________________________________

Thiago Gonçalves do Nascimento da Costa – Head of Research e Fundador da Blockchain Insper, estudante de economia no Insper

________________________________________________________________________________________________

Celular integrado ao blockchain chega aos mercados em novembro
5 (1 voto)