A Circle, empresa de produtos voltados para criptomoedas, fechou uma rodada de investimento de US$110 milhões. A rodada foi liderada pela Bitmain, empresa de fabricação de produtos voltados para a mineração. A Circle é famosa por ser investida do Goldman Sachs, além de ter comprado a corretora de criptomoedas Poloniex.

O investimento dá um valuation de US$ 3 bilhões para  companhia, seis vezes mais do que em 2016. A parceria com a Bitmain levou a planos para desenvolver uma criptomoeda estável, baseada em um depósito de dólares. O projeto seria chamado de Circle USD Coin (USDC), e deve ser liberado no segundo semestre.

O USDC será um token ERC-20 baseado na rede Ethereum. O CEO da Circle disse em entrevista que o token também será responsável por maior transparência:

“É uma versão de dinheiro que pode se mover na velocidade da internet, de forma muito mais barata, e com altos níveis de segurança. Trata-se de uma melhoria significativa em relação à transmissão de dinheiro atual para consumidores e negócios que desejam coletar pagamentos online”

A Circle tem 7 milhões de usuários e vai integrar o Circle USD em duas de suas plataformas: a Circle Pay, de pagamentos, e a Circle Trade, uma corretora de balcão. Existem planos de oferecer o token na Poloniex também. Ainda não decidiram se haverá taxas ou não, já que o objetivo é estimular a adoção.

As criptomoedas estáveis baseadas em um depósito de dinheiro são as que melhor funcionaram até agora. Cada token vale um montante fixo, dentro daquele fundo separado justamente para dar garantia da estabilidade da cripto. A qualquer momento, os usuários podem resgatar suas criptomoedas por moeda.

A discussão de como as criptomoedas estáveis funcionam pode ser tema de um livro. Contudo, se executadas corretamente, podem manter os benefícios das criptomoedas e também a estabilidade de preços das moedas de países, como o dólar. Existem alguns exemplos de criptos que tentaram fazer isso. O Tether alega ser baseado em dólares depositados em uma conta, mas grandes controvérsias existem por conta do fato de eles nunca terem comprovado a existência desses fundos.

Circle recebe 110 milhões e vai lançar uma criptomoeda estável
Avalie