O Presidente do FED de Minneapolis, Neel Kashkari, disse que criptomoedas são farsa, graças à falta de regulação e crescente fraude. Kashkari falou sobre as criptomoedas durante um evento em Bay College, em Escanaba, Michigan.

“Trata-se de uma ideia inteligente, mas as pessoas a levaram a ridículos extremos”, disse ele. Adicionou que “a barreira para criação de uma nova criptomoeda é zero”. De acordo com ele, as criptomoedas estimulam um sentimento falso de riqueza. Ao conseguir vender certa quantidade de tokens, as pessoas podem acreditar que ficaram ricas, quando na verdade não é possível vender os restante deles. Por isso, as criptomoedas são farsa, para ele. 

Kashkari é parte de um movimento chamado por alguns de “blockchain, não Bitcoins”. São os apoiadores de tecnologia, mas que não acreditam nas criptomoedas como alternativas reais ao sistema financeiro tradicional. Em maio de 2017, ele afirmou que “o blockchain é mais interessante, e provavelmente tem mais aplicações, do que Bitcoin em si”. O Presidente do FED de Nova York, John Williams, também disse que as criptomoedas não conseguem repor o dólar, por não terem os elementos de uma moeda tradicional.

Por outro lado, o Presidente do FED, Jerome Powell, tem uma posição um pouco mais amena. Apesar de não ser um defensor do Bitcoin, e acreditar mais no blockchain do que nas criptomoedas, para ele o mercado cripto simplesmente não é grande o suficiente para representar um risco para a economia.

Criptomoedas são Farsa, diz Diretor do Banco central
Avalie