Nesta quarta-feira, 11 de outubro de 2017, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) publicou uma nota a respeito de ICOs (Initial Coin Offering) no Brasil, alertando para os riscos aos potenciais investidores nesses ativos.

Os ICOs são operações de levantamento de recursos em que são oferecidos publicamente ativos virtuais (tokens ou criptomoedas) como contrapartidas aos investidores.

O Órgão inicia a nota deixando claro que está atento às inovações tecnológicas nos mercados financeiros e que estimula o empreendedorismo e a introdução de inovações tecnológicas no mercado.

Mas, a CVM faz um importante alerta aos investidores: devem compreender os benefícios e riscos associados a essas inovações.

Operações de ICOs podem se caracterizar como oferta de valores mobiliarios e essas, em especial, só podem ser realizadas por instiuições autorizadas pela CVM.

A principal recomendação da CVM para os investidores em relação aos anúncios de ICO é para evitarem serem vítimas de fraudes financeiras e recomenda os seguintes cuidados:

  • Verificar no site da CVM se o ofertante e a oferta foi registrada ou dispensada de registro.

  • Avaliar se a oferta é suspeita, apresentando sinais de irregularidade, como altos retornos garantidos, pressão para participar das transações imediatamente, ausência de requisitos mínimos para participação e outros.

Toda essa preocupação da CVM está relacionada a evitar problemas, como:

  • Fraudes e esquemas de pirâmide (ponzi).

  • Esquemas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

  • Desrespeito à legislação.

  • Riscos cibernéticos.

  • Riscos de liquidez associados aos ativos ofertados.

  • Desafios jurídicos e operacionais de mercados não regulamentados.

Ou seja, é preciso tomar cuidado com investimentos em ICOs para evitar correr riscos de se tornar vítima de uma fraude, esquema de pirâmide financeira e lavagem de dinheiro.

A CVM ainda lembra que está atenta, acompanhando a evolução das ICOs e continuará seus esforços para “assegurar a estabilidade e o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro”.

Leia a nota da CVM na íntegra: http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2017/20171011-1.html

CVM alerta sobre ICOs e riscos de golpes financeiros
5 (6 votos)