Há muita confusão sobre qual a diferença entre essas três criptomeodas. Duas delas, inclusive, derivam do blockchain original, do Bitcoin. Então como entender a diferenças entre o Bitcoin, Bitcoin Cash e Litecoin? 

Introdução

O principal foco do Bitcoin é a segurança, enquanto o o Bitcoin Cash e a Litecoin procuraram resolver seu problema de velocidade. No início do código, ficou definido que o tamanho do bloco de cada Bitcoin seria 1MB, sendo adicionado um novo bloco a cada 10 minutos. Isso quer dizer que apenas 7 transações podem ser confirmadas por segundo na rede. Isso não é o suficiente para estimular a adoção global da criptomoeda – havia um problema de escalabilidade. 

A Litecoin e o Bitcoin Cash procuram resolver esse problema, cada uma delas de uma forma. 

Além disso, é importante ressaltar que o fato de que o Bitcoin demorar 10 minutos para confirmar não é algo ruim em si. O Bitcoin pode servir a outros propósitos, como transferência de grandes valores monetários. Com capitalização de quase US$150 bilhões, é a cripto com maior liquidez, permitindo movimentações de capital que as outras ainda não suportam. E em uma transação internacional que movimenta dezenas de milhões, 10 minutos não é nada. 

Bitcoin vs Litecoin

A Litecoin surgiu a partir de um hard fork do Bitcoin, em novembro de 2011. A proposta era ser uma prata digital – assim, é mais abundante que o Bitcoin. Enquanto serão emitidos 21 milhões de unidades do Bitcoin, a Litecoin programou 84 milhões de unidades. 

A solução encontrada para a questão da escalabilidade foi diminuir o tempo de confirmação dos blocos. Um bloco é adicionado ao blockchain da Litecoin a cada 2min30seg. Isso realmente a torna quatro vezes mais eficiente do que o Bitcoin, mas também existem uma série de problemas. 

Os mineradores competem para quem vai ser o primeiro a solucionar as equações que validam o bloco em disputa no momento. Só que pode acontecer que dois resolverem ao mesmo tempo. O blockchain decide qual das duas versões ganhou verificando qual cresce mais, e mais rápido. Ou seja, um desses dois, embora válido, ficará vazio, sem transações. Esses chamados blocos órfãos só congestionam o sistema, e atolam o blockchain. O problema de aumentar a velocidade de criação, é que o número de blocos órfãos também aumenta, tornando o blockchain progressivamente mais pesado. 

Além disso, isso também quer dizer uso mais rápido de poder de processamento, o que leva a uma concentração ainda maior. Por que a mineração é um processo tão difícil, empresas se juntam para criar grandes grupos de máquinas, as chamadas “pools”. Cada um participa no lucro conforme sua proporção no investimento de compra de máquinas. As cinco maiores pools do Bitcoin mineram 66,3% dos blocos. No Litecoin, as cinco maiores dominam mais de 90% dos blocos. Isso gera uma concentração de poder e de renda indesejável. 

Bitcoin vs Bitcoin Cash

A polêmica da velocidade do Bitcoin continuou, apesar da criação da Litecoin. O tamanho do bloco era muito pequeno, mas personagens importantes do mundo cripto não queriam adotar uma solução apressada. Aqueles que queriam uma solução mais imediata se reuniram, e criaram o Bitcoin Cash. 

É igual ao Bitcoin em quase tudo, mas o tamanho do bloco foi modificado, dos 1MB para 8MB. Isso de fato melhora a velocidade e as taxas. No Bitcoin, a rede fica tão congestionada pela lentidão que é preciso pagar quantias consideráveis, muitas vezes superiores a US$15, para ter prioridade na fila de aprovação. As taxas do Bitcoin Cash são cerca de 99% mais baratas do que as do Bitcoin, e ele processa 10 vezes mais transações por segundo. 

Parece uma maravilha, mas também tem alguns problemas. Apesar de processar quase 70 transações pois segundo, ele ainda está muito longe dos principais processadores de pagamento do mundo. A VISA opera mais de 1000 transações por segundo. 

Além disso, esse tamanho maior de bloco também dá mais poder aos mineradores. A concentração das 5 maiores pools é da ordem de 60,5%. 

Conclusão – qual é melhor?

A resposta é simples: nenhum. Eles servem propósitos diferentes, e cada um possui qualidades e defeitos que os outros não têm. 

O Bitcoin ainda é a maior criptomoeda. Isso quer dizer que ainda é a única que suporta grandes volumes. Por isso, é a mais adequada para grandes transferências de dinheiro. Além disso, 10 minutos ainda são muito mais eficientes do que os três a cinco dias que transações internacionais costumam levar para compensar. Além disso, é ideal para compras online. Sendo a maior, é também a mais aceita, e 10 minutos também não fazem diferença na hora de realizar uma compra online. 

A Litecoin nasceu com a proposta de ser mais usada por pequenos negócios. Seu diferencial é a maior rapidez, que permite mais transações por segundo. Além disso, tem um “dono”, Charlie Lee. Isso quer dizer que consegue implementar mudanças de forma mais rápida. 

A Bitcoin Cash resolveu o problema das altas taxas e da velocidade, sendo uma alternativa muito interessante de pagamento. Contudo, sofre de problemas próprios, que destacamos no artigo. 

Assim, cada uma delas tem sua característica, e não podemos afirmar com certeza que uma é melhor que a outra. 

Diferenças Bitcoin, Bitcoin Cash e Litecoin
5 (2 votos)