Entrevista com um minerador Brasileiro

 

Inauguro aqui a seção de mineração do Bitcoin Brasil com uma pequena entrevista de um minerador conterrâneo.

Ele preferiu se manter anônimo, o que vamos respeitar, mas não economizou em nada nas informações úteis para aqueles que desejam iniciar a talvez lucrativa empreitada do processamento incansável dos bits dos pacotes Bitcoin.

Vamos à entrevista:

Quais são os erros mais comuns de quem está iniciando?

Algumas informações devem ser levadas em consideração se você deseja iniciar-se na economia bitcoin:
1. Para alcançar o máximo de eficiência na mineração deve-se usar placas de vídeo ATI, a melhor atualmente é o modelo HD 6990.

2. Somente minere sozinho se possuir um equipamento realmente potente, se você possuir placas de vídeo medianas ou fracas utilize o sistema de pool mining.

3. Como o preço das Bitcoins está baixo ainda, é mais lucrativo comprar as moedas diretamente do que investir em hardware para minerar.

4. Não existe nenhuma garantia de que alguma economia baseada em bitcoins irá se formar por enquanto, portanto considere um investimento de alto risco e não coloque mais capital do que pode perder.

Qual a melhor maneira de começar?

Para começar basta baixar a última versão do software e terá a sua carteira. Depois disso você terá que ter moedas para trocar por produtos e serviços e vice-e-versa.

Qual hardware está utilizando atualmente para minerar?

Eu estou usando uma ATI 4770 comprada em 2008 para jogar, nunca imaginei que poderia ganhar dinheiro com ela e inclusive quase a vendi há uns três meses atrás antes de descobrir as Bitcoins.Estou utilizando o sistema de pool mining através do site BTCGuild.

Quanto está gerando de Bitcoins por semana com este hardware?

Atualmente por semana estou gerando em média 0.80 BTC.

O que tem feito com os Bitcoins que anda ganhando?

Nos patamares atuais estou apenas comprando o máximo que posso em moedas e acumulando para quando os valores se estabilizarem e um mercado de compra e venda se formar sobre esta moeda.

Qual hardware recomenda?

Recomendo ATI. Para quem deseja montar uma mineradora creio que o melhor é esperar pelo lançamento de hardwares dedicados à mineração que irão ter um desempenho muito superior às atuais placas de vídeo. As bitcoins vão gerar a criação de um novo mercado que é o de hardware para mineração, basta os grandes fabricantes lançarem seus produtos. Tenho plena certeza que já estão nos planos de lançamento para os próximos meses.

Sobre os pools, qual acredita que seja o melhor para começar?

Eu prefiro o BTCGuild pois pago 0% de fee. Procure sempre pools menores para que nenhum pool tenha controle de mais de 50% da rede, pois isto pode ser prejudicial para a segurança da mesma.

Vale a pena minerar no Brasil?

Esta é uma pergunta difícil de ser respondida devido à alta flutuação no preço das bitcoins. Há 3 meses atrás se alguém que quisesse montar um pc para minerar tivesse investido diretamente em bitcoins hoje ele teria muito mais moedas do que as produzidas pela mineração. Em minha opinião, e é apenas uma opinião, portanto procure fazer suas próprias pesquisas, eu acredito que o valor irá subir muito ainda, portanto é mais lucrativo comprar diretamente as moedas e quando o valor estiver mais alto aí sim pensar em montar uma estrutura para minerar. Deve-se levar em conta que o preço do hardware no Brasil é normalmente o dobro do que o cobrado nos Estados Unidos tornando o processo menos atrativo ainda.

Uma mensagem final para quem está querendo começar:

Estude, leia sobre o funcionamento do nosso sistema monetário, assista documentários e palestras para entender como o nosso sistema de produção monetária baseado em dívida é um jogo feito para perdermos.

Gerando este discernimento você perceberá o potencial extraordinário que esta nova moeda possui pois é criada sem dívida de maneira descentralizada pela população e o mais importante, de uma maneira controlada e tornando impossível manipular o suprimento de dinheiro dentro da economia.

Esta tecnologia será muito mais revolucionária do que apenas poder baixar filmes e músicas pela internet.

Deixo aqui um link para vídeos explicativos e documentários que nos farão compreender como funciona o nosso sistema econômico.

http://forum.bitcoin.org/index.php?topic=15641.msg206299#msg206299

 

Fecho aqui agradecendo nosso amigo “minerador anônimo”.

Estaremos falando mais de mineração nos próximos dias, pois eu mesmo vou me tornar um minerador.

Estou querendo criar um pequeno “diário do minerador iniciante”.

Acredito que o Bitcoin esquentará bastante no Brasil nos próximos dias.

Abraços.

L.

 

31 thoughts on “Entrevista com um minerador Brasileiro

  1. Olá pessoal…Após estudar um pouco sobre o Bitcoin cheguei a conclusão que devemos criar uma outra moeda virtual…Uma que seja realmente acessível e realmente disponível para as pessoas…Verifiquei que o Bitcoin é uma nova forma de economia…porém por ser virtual está muito limitada… Segundo os próprios criadores não passarão de 21 milhões de moedas cunhadas até 2050, sendo assim, seria menos de uma moeda por pessoa…sem falar que para gerar essas moedas ficará cada vez mais difícil, ficando assim o processo de geração de moedas para enormes centros de computação…que seriam de quem tivesse mais poder para adquiri-los, sendo os “bancos” dos bitcoins,ou então como as grandes imperialistas que retiram petróleo e controlam seu preço de mercado por ter a produção quase que só para elas…Acho que assim perderíamos a base da filosofia de moeda livre. Reconheço porém que a bitcoin é realmente uma inovação, porém queria propor uma variante que seria realmente acessível mesmo para quem adota-la após muito tempo…Vamos debater o assunto??

    • Jutajata says:

      21 milhões de moedas parece ser um valor pequeno, se não fosse o fato de que cada moeda pode ser dividida até 0.00000001

      Portanto se cada moeda fica tão cara que compra um carro iremos simplesmente utilizar suas frações para as transações do dia-a-dia.

      “Acho que assim perderíamos a base da filosofia de moeda livre.”

      Na realidade nunca tivemos uma moeda livre, o modelo de centralização monetária feito hoje e a manipulação de sua quantidade disponível na economia através da alteração na taxa de juros ou gerando inflação através do sistema de reserva fracionada dos bancos nunca permitiu ser criado uma moeda livre que não ficasse apenas no campo filosófico.

      • Sim…Mas segundo o idealizador da bitcoin, ele queria um tipo de moeda que fosse descentralizada, independente dos órgãos que hoje cunham as mesmas do jeito que bem entendem, porem chegará um momento em que apenas quem tiver grandes recursos computacionais,sendo assim, esse grandes centros serão como se fossem os bancos, e eles irão ter o monopólio e poderão reinvestir ainda para ter mais recursos, sendo que cada vez mais a moeda se valoriza mais e mais, ficando até mesmo com a logística comprometida e perderá a adoção… O que eu estava pensando era em moedas que fossem cunhadas a partir do trafego de dados…Talvez o trafego dos dados de transaçáo da moeda ou dos blocos de informação…sei lá, mas acho que tornaria o processo de adeção mais rápido…E quem quisesse trabalhar a fim de ganhar uma renda extra bastava deixar seus computadore3s com os software ligado trafegando as transações, ai a cada MB ou GB seria cunhada uma moeda para a conta dele…Minha ideia…

          • Jutajata says:

            Desculpe mas o que você diz não está correto.

            Comparar a produção monetária dos bitcoins através de banco de dados que possuem grande poder de processamento com um banco não chega nem perto do monopólio que existe hoje em dia com relação ao controle do suprimento monetário nacional e mundial.

            Para ser mais claro utilizarei números:

            Atualmente o poder de processamento da rede é de 5850 Gigahash/s.

            Se digamos você desejar criar um monopólio na produção de moedas você terá que produzir uma database de mais ou menos este valor correto?

            Digamos que você construa uma database que seja capaz de processar 6000 Gigahashes/s, ao invés de ter o controle sobre a rede você apenas terá conseguido metade da produção monetária porque agora o valor total de processamento da rede é 11850 Gigahashes/s.

            A única coisa que os grandes databases terão é uma maior participação na produção, mas isso não impede que você produza suas moedas, e este problema é temporário porque na realidade o que causa instabilidade na economia não é o monopólio sobre a moeda mas sim a manipulação de sua quantidade, e isso é impossível de ser feito com um sistema que mantem sempre a mesma quantidade de moedas.

            Não adianta ter todas as moedas do mundo se não existir um mercado de compra e venda que a utilize como moeda de troca.

      • Leandro César says:

        Olá “Anônimo”!

        Que bom que está participando.

        Eu li o spec que mandou e achei interessante. Concordo com a maioria das limitações que ele destacou.

        O Bitcoin tem muita coisa pra melhorar, concordo e apoio. Mas eu estou longe de ser a referência técnica para defender ou apedrejar.

        A única coisa que nos resta fazer é aguardar o seu comportamento para ver se estas mudanças terão aderência ou não.

        O futuro, não tem nem como arriscar nenhuma direção, pois o Bitcoin está se tornando popular somente agora.

        Faço minhas as palavras de um jornalista de um artigo que li uma vez, mas não me lembro a fonte:

        “O Bitcoin será a moeda digital definitiva? Não sei, mas será uma moeda P2P!”

        Abraços.

        L.

    • Mario Miyojim says:

      O processo de mineração é de números aleatórios. Mesmo uma poder de computação baixo pode trabalhar e produzir alguma coisa com sorte, e enfrentar os supercomputadores. O que se gastará é a energia elétrica para manter o computador funcionando. Para maior eficiência, use o SO Linux. O Windows sofre de vazamento de memória, que é um mal original do NT. Seu poder de processamento tende a diminuir com o tempo.

  2. Para saber mais sobre o atual sistema monetário em vigor em todos os países do mundo, assistam aos documentários:

    1- Zeitgesit: Addendum

    Este fala sobre o funcionamento do sistema monetário atual, que está em colapso junto com o capitalismo, como os EUA tentam impor os seus “ideais” ao mundo e muitas outras coisas…

    2- Zeitgeist: Moving Forward

    Este fala sobre a natureza humana, como o ambiente afeta a mente das pessoas e sobre o Projeto Venus. O Projeto Venus advoca o fim dos sistemas monetários e o início de uma economia global chamada: economia baseada em recursos.

    Os dois documentários são ótimos!!

    O Bitcoin do meu ponto de vista, é o último suspiro do capitalismo… Ele vai nos levar mais rapidamente para uma economia baseada em recursos. Podem escrever isso!

    Abx!
    Thiago

  3. Thiago Martins says:

    Urgente! Amigos!

    Qual eh a melhor ATI, estou com 3 modelos aqui!

    ATI 6990:

    MSI r6990-4PD4GD5 – R$2.700,00
    XFX HD6990 ENF9 (hd699AENF9) – R$2.700,00
    HIS HD6990 F4G4M – R$25.70,00

    Qual eh a mais indicada para garimpar por Bitcoins?!

    OBRIGADO!

    • Leandro César says:

      Compare o clock da GPU de cada modelo.

      A única coisa que importa é o clock de GPU.

      Tamanho de memória ou clock de memória não fazem diferença.

      Abraços.

      L.

  4. Pedrosa says:

    Mas, ainda não entendi … qual o proposito de utilizar uma gpu para gerar bitcoins … qual a utilização pratica deste processo ??? me ajudem

    • Felipebros says:

      Os Bitcoins tem que existir de alguma forma, para ele não nascer monopolisado, ou seja quem o criou não ficar com tudo, foi inventada esta forma de consegui-los, seria uma forma de trabalho deixar o computador processando. Com este modo de conseguir o Bitcoin ele parece muito com o ouro.

  5. Anonymou says:

    Jamais deixem que o BITCOIN seja a principal moeda, esqueçam o bitcoin. Reflita e quando o mundo usar esta moeda e unificar a logica matemática criando uma unica moeda global controlada por computadores sua liberdade estaria na mão do governo, depois da moeda seria sua identidade digital, reconhecimento e identificação via chip de detecção? sua identidade com dados e características ficha penal resumindo sua vida em 2mb.
    Com 1 linha de código eles te deletariam do sistema, retirariam seu direito de comprar pois você esta dependente daquela unica moeda gerada virtualmente e removida virtualmente, retirariam sua identidade você n existiria e provavelmente não poderia passar perto de sensores de identificação que alertariam as autoridades e você seria preso, ou morto (já que não existe). O que você vai fazer?

    Bom deixo um pensamento bem delicado para cada leitor, Olhem o bitcoin com os 2 pés atrás, reconheço que é uma ideia ótima, mas o problema é: Nas mãos de quem?

    Sou a favor das economias locais baseadas em uma moeda real, para melhor esclarecimento do que eu me refiro pesquisem sobre o banco palmas no Brasil.

    Espero ter contribuído com alguma coisa, não quero discutir nada, esta é a minha opinião e.

      • Leo says:

        Gente, pensem comigo… com este ponto de vista, a moeda é descentralizada, mas pensa que a Microsoft, a Google ou qualquer outra empresa que domine servidores ou computadores conectados, poderiam ter acesso ou um possível controle dessas moedas descentralizadas, ainda sou muito leigo nesse assunto, estou começando minhas pesquisas, mas já estou pensando assim desse jeito.
        Abç!!!

        • renan says:

          tbm sou leigo nesse assunto mas, se essa moeda esta sendo muito valorizada oque impede a Microsoft ou a google ou a apple montar uma super maquina de mineração e tomar conta do negocio?

    • George says:

      Oii bom dia, não concordo com a sua opniao de que a moeda sera unificada no de maneira global. O que eu pude entender lendo desde ontem, que foi quando eu comecei a estudar sobre BTC, foi que, a BTC é um novo modelo de investimento , assim como ações, o tesouro nacional, e outros que sao varios.
      Eu sou do amazonas mas nao creio que tenham muitas pessoas que minerem BTC aqui, futuramente eu vou me preparar p minerar, como posso dizer e como se fosse uma nova “corrida do ouro” como se a febre do ouro tivesse voltado em forma de BTC, entao creio que apesar do preço da moeda oscilar, temos que aproveitar que ela esta no inicio pois assim poderemos aproveitar mais futuramente. Mas isso nao quer dizer que e um mercado de baixo risco.
      Para mim isso é um jogo onde milhoes de pessoas jogam juntas e cada um comeca do lvl 0 e vai subindo,,,, espero que tenha entendido o que eu quis dizer 🙂

  6. Estou tentando minerar há alguns dias, mas não dá certo de jeito nenhum…
    Já tentei minera solo. Já criei conta no deepbit.net, mas nem assim deu certo.
    Quando estou rodando o GUIMiner (v2011-08-24) o “status” não sai de conectando (connecting)…É assim mesmo? Só quando eu receber um bloco é que começa minar de fato?
    Eu também já liberei a porta 8332, inclusive no router e mesmo assim a coisa não vai…
    Alguém sabe o que está dando errado?

    • Bruno says:

      Estou tentando minerar há alguns dias, mas não dá certo de jeito nenhum…
      Já tentei minera solo. Já criei conta no deepbit.net, mas nem assim deu certo.
      Quando estou rodando o GUIMiner (v2011-08-24) o “status” não sai de conectando (connecting)…É assim mesmo? Só quando eu receber um bloco é que começa minar de fato?
      Eu também já liberei a porta 8332, inclusive no router e mesmo assim a coisa não vai…
      Alguém sabe o que está dando errado?

      Tb estou tendo o mesmo problema se alguém poder me ajudar
      a minha versão é 2012-12-19

      • Leandro César says:

        Olá Bruno,

        Bem vindo a comunidade.

        Verifique as configurações do seu firewall.

        Se ainda tiver dúvidas, estamos aqui.

        Abraços.

        L.

  7. Fernando says:

    Republicado para corrigir erros, antes que surjam reclamações:
    Prezados, tenho uma dúvida que talvez algum de vocês possa me esclarecer, ou senão encaminhar para um dos Bitcoin Foundation, é o seguinte: Como a quantidade de moedas a serem criadas tem um limite de 21 milhões e as moedas já criadas ficam nas carteiras de cada possuidor, pulverizadas na rede descentralizada e sem um controle central, se algum possuidor não tiver feito backup de sua carteira e a perder por algum motivo como, por exemplo, ter o seu HD danificado, ou mesmo se morrer e não tiver deixado a senha para ninguém, então, as moedas que este possuidor detinha serão perdidas para sempre. Isso é verdade?
    Se isso for verdade a tendência é a quantidade de moedas ir diminuindo com o passar do tempo, pois as pessoa morrem, esquecem as senhas, perdem a memoria, os computadores quebram, são roubados ou perdidos e muita gente não faz os backups de segurança.
    Por outro lado, qualquer solução que não implique no risco de criação de duplicidade de moedas e, portanto, além de poder estourar a limitação de 21 milhões de moedas circulantes também implica em uma espécie de “moeda falsa ou clone de moeda legal circulante, já que o aparentemente que o limite de moedas é imposto pelo algoritmo de criação da mesma”, passa necessariamente pela necessidade de controle central das moedas disponíveis para uso, o que não é uma tarefa fácil, pois mesmos as carteiras que foram perdidas continuam existindo no mundo virtual, apenas seus donos perdeu o controle sobre elas, que ficaram inacessíveis para serem gastas.
    Esta é minha dúvida, espero eu esteja errado nas minhas suposições e que isso não seja um problema real ou que já tenha uma solução que não comprometa a descentralização do controle dessa moeda nem sua segurança.

  8. OdeioRadar says:

    Estou estudando a Bitcoin a pouco e o que não ficou claro para mim é quando usa o termo minerar, que para o português significa extrair, extrair o que? Qual é o trabalho realizado pela GPU para ganhar bitcoin, não entendo esta lógica. Alguem pode me explicar?

  9. Hendrix says:

    Boa tarde, li muitos post aqui, e depois de parar, pensar,e efetuar calculos estatisticos e tambem já postei aqui,

    então é o seguinte, a mineração requer muito mais investimento a partir da data presente atual, sim estamos em 2014, e essas minerações começaram em 2009, onde era muito mais facil minerar e tinha uma baixa cotação, porem conforme dito BTC e cryptos moedas, não podem nem sequer serem chamados de moedas, é apenas um item virtual, que pessoas seres humanos resolveram trocar por moedas reais no mundo real, e é claro – é a lei da oferta e procura, quanto mais gente tiver procurando mais caro, mas conforme disse anteriormente, antes era mais facil de minerar e hoje em dia nem tanto, alem de que existe mineração em nuvem, isso mesmo, voce comprar a velocidade em um site e nao precisa ter o Hardware na sua casa deixa minerando pra vida toda 24/7/365 no CEX.io, porem esta pool esta subindo a dificuldade cada vez mais, ou seja, virá uma bola de neve de investimento e reenvestimento do BTC minerado em GHS/s, e com o tempo acredito que por ficar cada vez mais dificil de minerar com velocidades altas, a velocidade irá valer cada vez mais neste site, eu vi que no começo era 1 GH/s por 1 BTC, mas hoje em dia 24/01/2014 voce compra 1 gh/s com 0,043 BTC, ou seja, caiu muito porque tem muito BTC para venda, mas com o tempo este valores voltarão a se inverter,

    sei porque no proprio site da CEx.io tem uma calculadora que já mostra a proxima dificuldade no mes que vem, que se voce tiver uma determinada velocidade, irá minerar um valor menor de BTC…

    por isso volto a dizer, é sim um enorme risco de este ITEM VIRTUAL não valer nada, lembrando tambem que este site já faz minerar outras moedas criptografadas, que é o caso do DEVCOIN, IXCOIN, NAMECOIN, que são estensões ao BTC, ou seja voce pode trocar elas por BTC, porem não sabe se valerá a pena, se um dia irá abraçar o BTC, então teremos essas moedas para se igualar ao BTC, e tambem vale lembrar, que os seres humanos não querem ficar com o BTC para utilizar como moeda corrente.

    queremos usar o BTC para troca por milhoes de moeda corrente, se a partir do momento que se aceita BTC em algum lugar, este lugar teria que vender tal moeda para usar Reais, porem conforme dito, ninguem vai quere uma coisa virtual, e assim teremos que trocar por recursos, e o capitalismo chegará ao fim, e assim com ele o dinheiro tambem…

    ou seja podemos voltar a era das trocas novamente porem e contudo, troca um saco de laranja por um de pregos, feijão e etc…

    mas isso vai demorar alguns seculos. xD

    “chegará um dia que este homem com um carrinho cheio de ouro não conseguirá compra 1 copo de agua para tomar.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *