Polêmicas na escalabilidade da rede Bitcoin
Entenda as propostas de aprimoramento do Bitcoin e os riscos para quem tem a moeda digital.
O crescimento da rede Bitcoin levou à necessidade de aprimorar sua velocidade de processamento.
Assim, surgiram propostas na forma de BIP (Bitcoin Improvement Proposal) para a escalabilidade da rede.
Mas, ainda, nenhum consenso para a definição de qual será aplicada. Conheça as principais propostas em destaque:
BIP 141, também chamada de SegWit (Segregated Witness)
Lançada em Novembro de 2016, essa proposta de aprimoramento usa um mecanismo de ativação que necessita da adesão de 95% dos mineradores da rede Bitcoin até novembro de 2017, quando expira seu prazo de implementação.
Como a adesão para essa solução foi baixa (ficou parada em torno de 30%) e o tempo começou a passar, novas alternativas surgiram.
BIP 148, também chamada de UASF (User Activated Soft Fork)
Especialmente desenhada para ativar o SegWit (BIP 141), essa proposta foi lançada em março deste ano como um meio de forçar a implantação do aprimoramento antes de expirar seu prazo.
- Segundo essa proposta, no dia 1o de Agosto de 2017, mineradores e grandes players da rede Bitcoin irão ativar o BIP 148, ignorando os blocos que não aderirem à mudança.
- Essa atitude poderá levar à divisão do bitcoin em duas ou mais moedas (split) ou, até mesmo, ao desaparecimento de um grupo de transações (wipeout).
- Dessa forma haverá um período de grande instabilidade na rede Bitcoin, possibilitando ataques replay e outros.
Por isso, existe grande preocupação em todo mercado em relação a essa ativação.
SegWit2x
Apresentada em Maio de 2017, durante a conferência “CoinDesk’s Consensus 2017”, em Nova York, essa proposta visa implementar o BIP 141 de maneira mais rápida e segura.
- O SegWit2X também tem como objetivo ampliar o tamanho de cada bloco de 1Mb para 2 Mb ao final de 3 meses após sua adesão pela rede Bitcoin.
- A grande diferença para sua aplicação é que, no lugar de precisar de 95% de adesão (como é como o BIP 141), o SegWit2x precisa de apenas 80% para se consolidar, sem gerar divisões na rede.
BIP 91
Parte do plano de escalabilidade do SegWit2x, o BIP 91 tem a pretensão de ser ativado até 31 de julho e substituir o BIP 148, evitando os riscos de divisão da rede.
- Essa solução também permite a abertura para novos aprimoramentos sem precisar gerar mudanças mais radicais no software.
Para complementar, a proposta traz um incentivo financeiro, pois, os mineradores que não sinalizarem a favor da mudança podem perder a recompensa dos 12,5 bitcoins por bloco. - Embora exista resistência de mineradores em relação ao aumento do tamanho dos blocos, os principais pools de mineração já demonstraram apoio à proposta, o que pode ser um sinal de que este será o caminho a ser adotado para a rede Bitcoin.
Tudo isso indica, que os próximos dias serão ainda bastante conturbados e, a partir de agosto, poderá haver momentos de instabilidade na rede Bitcoin.
De acordo com as decisões a serem tomadas pela própria rede:
- Podemos continuar com uma única moeda aprimorada, ou
- Ter duas ou mais moedas ao final do processo.

Riscos para quem tem bitcoins
Se você realizar movimentações durante o período de instabilidade da rede Bitcoin, em qualquer lugar do mundo, existe a possibilidade de perder seus bitcoins.
Recomendações:
- Durante os períodos de instabilidade da rede Bitcoin, o ideal é não realizar transações e evitar ter bitcoins online.
- Por isso,uma das melhores soluções é manter seus bitcoins em carteiras offline seguras e com backup.
Alguns exemplos de boas carteiras para arquivar seus bitcoins são: - Há Bitcoin Exchanges que se comprometeram a manter a segurança dos bitcoins sob sua custódia.
Elas irão suspender a operação durante o período de instabilidade, além de atualizar o saldo de seus clientes para todas as moedas que surgirem (se for o caso), como a Kraken e o Mercado Bitcoin.
* Este post é uma atualização do artigo “Impasse no Bitcoin pode levar a duas moedas independentes. E agora?”.
Para se aprofundar no assunto, sugerimos a série de vídeos de Fernando Ulrich – “a manutenção do consenso no bitcoin”.
Quando será essa instabilidade da rede bitcoin? Tem alguma data prevista?
Houve estabilidade no início de agosto de 2017, quando a rede Bitcoin se separou e criou a nova moeda, o Bitcoin Cash. Agora já está estável.
Como posso ter moedas biscoito?
Pra começar o negocio?
Você pode se cadastrar em sites como o http://www.mercadobitcoin.com.br e depositar a partir de R$50 para comprar bitcoin ou outras moedas digitais.
A escalabilidade da rede é um assunto complexo, até mesmo para os especialistas de plantão.
Você conseguiu explicar muito bem a questão neste post. Parabéns !
O blockchain pode até vir a ser útil para o setor financeiro — mas, por enquanto, aqueles com uma consciência ambiental devem se manter longe do Bitcoin.