Precisamos de novas ferramentas!

 

Nesta última sexta (9) o fórum oficial do Bitcoin foi invadido e pixado.

Utilizaram uma “nova” moeda chamada Cosbycoin para complicar o acesso dos usuários.

O invasor utilizou a vulnerabilidade de uma conta de doador, para realizar um injection de sql e garantir as alterações e os acessos que precisava.

O site foi invadido no dia 3 de setembro, onde se manifestou apenas na última sexta-feira.

Não se tem certeza se foram roubados os hashs das senhas, mas o fórum solicita que todos os usuários troquem as senha de acesso. Principalmente se é a mesma utilizada em outros serviços, como gmail, mtgox, etc.

Não foram perdidos nenhum dado e até agora não foi relatado nada mais sério.

A lista de e-mails de todos do forum, possivelmente foi copiada. Fique atento a qualquer spam ou pishing.

O fórum ficou fora até o dia de hoje, mostrando a atual vulnerabilidade da comundade do Bitcoin que centraliza toda forma de comunicação e acesso em apenas uma ferramenta.

Já está passando da hora de expandir estas ferramentas.

Já passou da hora de não depender mais do fórum americano!

O que podemos fazer a respeito?

Thread no fórum.

 

L.

6 thoughts on “Precisamos de novas ferramentas!

  1. BitCoin é fumaça! Estão aplicando um recurso virtual num mundo real. Até aí td bem, mas este mundo real é regido pelo capitalismo. Sintetizando, é preciso trabalho para gerar dinheiro; e esse dinheiro vai gerar mais trabalho; que consequemente vai gerar mais dinheiro. Isto é capitalismo: “No Free Lunch”. Segundo Marx: M-M; M-D-M; D-M-D; e agora D-D. Não estou criticando a atitude de quem faz uso ou acredita, estou expondo minha opinião. Se eu procurei é pq fiquei curioso, afinal é uma estrutura binária incrível, pode até mudar completamente todo o sistema financeiro mundial. No entanto, ao meu ver, deturpa completamente o valor do trabalho (assim como o comunismo), por isso fadado ao fracasso.
    O assunto mereceria mais discussão antes da aceitação q teve.

    • Alexandre L says:

      O dinheiro é uma convenção. É um pedaço de papel que as pessoas acreditam que tenha valor. E elas acreditam, porque normalmente o dinheiro é difícil de ganhar. Assim, o dinheiro ganho passa a ser uma prova de trabalho realizado. Mas o mesmo ocorre com o BitCoin. Não é fácil conseguir BitCoins. Moedas paralelas centralizadas não existem porque são reprimidas pelos governos. O BitCoin não possui um emissor central, o que torna mais difícil sua repressão. Tampouco é possível que alguém emita BitCoins (sem o garimpo, que sempre é difícil). As ameaças mais sérias que vejo no BitCoin são a descoberta de um furo de segurança mais sério no algoritmo, o uso de computadores quânticos para quebra da criptografia ou uma repressão generalizada (que o torne inviável para o uso por cidadãos de bem).

      • Romero Meireles says:

        Falou tudo Alexandre.

        Eu também tenho em mente essa questão dos computadores quânticos, e também dos computador à base de DNA que também é muito potente. É algo que me incomoda bastante em relação ao sistema Bitcoin, porque é sabido que não existe um sistema 100% computacionalmente seguro.
        Computadores quânticos e computadores à base de DNA quebrariam facilmente a criptografia utilizada no sistema Bitcoin.

        Aí eu pergunto: e agora?

  2. Olá, acho que o assunto são novos meios para a comunidade do bitcoin não? Pode-se criar Algum portal (Podemos até usar o bitcoin brasil) e foruns de discussões brasileiros…O Brasil é um dos que mais tem comunidades ativas, devemos aproveitar isso para divulgar o bitcoin…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *