A corretora FoxBit prestou mais esclarecimentos sobre o problema que afetou a plataforma durante o último fim de semana. Os sócios Luís Augusto Schiavon e João Canhada responderam dúvidas dos clientes em uma transmissão ao vivo no canal da empresa no YouTube realizada na tarde de ontem, dia 12.

A exchange informou que um problema no sistema de saques da sua plataforma detectado na tarde da última sexta-feira, dia 9, duplicou 130 saques de clientes. O erro fez com que diversos usuários pudessem sacar duas vezes o mesmo valor armazenado, resultando em uma perda de cerca de 30 bitcoins.

Logo que percebeu a falha, os responsáveis pela empresa disseram que acionaram seus sistemas de manutenção levando ao bloqueio de saques na plataforma por tempo indeterminado.

Sobre as ordens que permaneceram em aberto no sistema, eles afirmaram que o procedimento de cancelamento obedecerá a margem de 5%, e utilizará como base a cotação do site BitValor, sendo assim, ordens que estiverem com valores 5% abaixo ou acima da cotação do dia serão canceladas.

Schiavon e Canhada ressaltaram que a plataforma não foi hackeada, nem teve fundos roubados. “Todos os fundos estão protegidos, tanto em reais quanto em bitcoins. Vários clientes já devolveram os valores duplicados e estamos em contato com todos. Temos um caixa específico para cobrir possíveis prejuízos e os fundos em reais estão seguros em nossas contas bancárias”.

Compensação depois de problemas

Os sócios foram questionados sobre possíveis compensações como forma de minimizar os danos aos clientes, como uma isenção de taxas, por exemplo. Ambos disseram que estão avaliando o tema, mas nada mais foi dito até o momento.

A empresa informou que deve retomar seu funcionamento pleno amanhã, dia 14.

Veja o vídeo: