Nessa segunda-feira a IBM lança plataforma de blockchain para serviços financeiros.

A parceria é entre a IBM e a CLS, empresa de infraestrutura de mercado cambial, para criar a plataforma LedgerConnect, uma plataforma ancorada pela tecnologia do blockchain para uso em serviços financeiros.

Até o momento nove empresas do mercado financeiro fecharam parceria com a plataforma para usar no seu dia-a-dia. Os serviços utilizados até o momento são: conheça seu cliente, gerenciamento de garantias, dados de mercado e processamento de pós-negociação de derivativos. Dentro as empresas anunciadas estão listados os grandes bancos CitiBank e Barclays.

A vice-presidente de mercados financeiros da IBM concedeu uma entrevista para explicar as possibilidades de uso dessa nova plataforma:

“Ter uma rede segura e infraestrutura comprovada permite um tipo de modelo de loja de aplicativos, onde os bancos podem identificar aplicativos de provedores certificados e de fintech e implantar esses aplicativos em uma rede blockchain perfeita”.

O diretor de tecnologia do banco de investimento Barclays, Lee Braine, disse que ainda existem diversas opções de implementação da tecnologia a serem estudadas.

“Alguns bancos também podem procurar explorar a opção de implantação mais descentralizada de hospedar suas próprias plataformas. Ao participar da prova de conceito do LedgerConnect, o Barclays está ganhando experiência em uma rede privada de contabilidade distribuída, com o objetivo de conectar as plataformas hospedadas na infraestrutura de mercado nos bancos”, disse Braine.

A atual preocupação desse mercado é que alguns bancos estão criando sua própria plataforma, e existe uma dúvida se as diferentes plataformas do mercado conseguirão funcionar em conjunto, como citou o CTO do Barclays acima.

Ram Komarraju, diretor de inovação da CLS, comentou que apesar de terem implementado essa solução apenas para empresas do mercado financeiro, eles estão abertos a outras soluções empresariais que utilizem o blockchain.

“Não somos contrários a apoiar outras implementações de contabilidade, seja o Corda do R3, seja o Quorum (desde que essas tecnologias sejam robustas e atendam às necessidades que temos da perspectiva de segurança etc.). Nossa expectativa é que, em princípio, não nos limitaremos a apenas uma tecnologia”.

Conheça o Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas da América Latina

IBM lança plataforma de blockchain para bancos
5 (2 votos)