Esta é uma introdução às discussões que estão acontecendo no Bitcoin e ao impasse em que se encontra a tecnologia neste momento. E agora? O que acontecerá com minhas moedas? Segwit ou Unlimited? Softfork ou hardfork? 

O texto está dividido em duas partes, sendo que a primeira explica a situação atual, e a segunda um resumo do que pode acontecer no futuro.

Presente: qual é o impasse que está ocorrendo com o Bitcoin?

No começo do desenvolvimento do Bitcoin, os programadores da tecnologia colocaram uma limitação de transações para evitar inundação da rede com pagamentos criados apenas como sujeira. A ideia era evitar o que acontece com e-mails de spam, que atrapalham nossas caixas de e-mail e congestionam a internet.

Isso foi feito colocando um teto na quantidade de informações trafegadas na rede Bitcoin. Hoje todas as transações no período de 10 minutos não podem somar mais de 1 megabyte. Isso na prática, limita o número de pagamentos possíveis na rede Bitcoin a 3 ou 4 por segundo.

Com o uso crescente da tecnologia, está começando a haver filas de transações por causa do limite de 1MB.

Existem várias soluções técnicas para aumentar a quantidade das transações. A discussão sobre o que será feito está causando discórdia no mundo do Bitcoin. E isso tem afetado seu preço e mesmo as expectativas sobre o futuro da moeda digital.

Entre todas as soluções possíveis, há duas que estão polarizando as discussões e que são resumidas abaixo:

Soluções para o impasse: Segwit ou Bitcoin Unlimited?

  1. Segregated Witness (SegWit)
    Essa solução de aumento da capacidade da rede é apoiada pelos principais programadores do Bitcoin, conhecidos por Bitcoin Core, e pela maioria das empresas de moedas digitais, como o MercadoBitcoin.com.br no Brasil e as maiores bolsas de bitcoin no planeta.Ela consiste em colocar no Bitcoin uma nova técnica de diminuição do tamanho das transações, o SegWit. Ele mantém o tamanho dos bloco de transações, mas diminui o tamanho dos pagamentos, fazendo com que caibam quase o dobro no mesmo 1MB.O SegWit, além de aumentar a capacidade da rede Bitcoin, corrige algumas de suas limitações, sendo que a principal delas chama-se maleabilidade de transações.Eliminar a maleabilidade das transações faz com que inovações como Lightning NetWork, Confidential Transactions e Schnorr signatures sejam mais fáceis de ser incorporadas ao Bitcoin.A principal crítica ao SegWit é sua complexidade de implementação.O SegWit seria incluído no Bitcoin via softfork, conforme descrito mais abaixo.
  2. Bitcoin Unlimited
    Bitcoin Unlimited é a solução apoiada por grandes mineradores de Bitcoin e algumas pessosas influentes deste meio, como Roger Ver, conhecido como Bitcoin Jesus.Essa solução consiste basicamente em tirar o limite de 1MB dos blocos e dar aos mineradores a capacidade de definir o tamanho de acordo com seus interesses econômicos.  Ou seja, o tamanho dos blocos ganha flexibilidade.
    Como em teoria o interesse dos mineradores é que o preço do Bitcoin suba no longo prazo, a decisão deles seria sempre a que trouxesse mais benefícios ao Bitcoin. Na sessão a seguir “O que esperar dos próximos capítulos”, é possível ver que não é bem assim. Os benefícios de curto prazo podem se sobrepor aos de longo prazo na decisão dos mineradores.A principal crítica a esta solução é o fato de não ter sido testada em nenhum ambiente, e o fato de seus programadores terem cometido alguns erros, às vezes básicos, em sua implementação.O Bitcoin Unlimited seria implementado via hardfork.

Diferenças entre softfork e hardfork

O que é um hardfork?

Hardfork é uma forma de atualizar os programas do Bitcoin. Nele, as novas transações validadas por versões pré-hardfork do Bitcoin sejam consideradas inválidas.

Assim, a atualização de softwares antigos por parte de mineradores e empresas de bitcoin passa a ser obrigatória.

A vantagem de hardforks, é que seus programas podem ser mais “limpos”, visto que não há preocupação grande com as transações feitas do jeito anterior.

Sua principal desvantagem é o risco haver uma cisão do Bitcoin que crie duas moedas.
Caso passem a existir duas moedas, há dois caminhos possíveis:

  • as duas moedas coexistirem e seguirem rumos diferentes
  • uma deles ser a “vencedora”, fazendo com que a “moeda perdedora” tenha dificuldades para sobreviver.

Muitos especialistas do mundo do Bitcoin acham que não compensa correr este risco.

Hardfork é o caminho que será seguido pelo Bitcoin Unlimited, caso ele seja a solução adotada pela maioria.

O que é um softfork?

O softfork é uma forma de atualização do Bitcoin que não obriga atualização dos softwares antigos.

Portanto exige uma preocupação maior em manter novos programas do Bitcoin compatíveis com os anteriores. Contudo, ele minimiza o risco de criação de moedas paralelas.

A ativação do SegWit será feita via softfork, caso ocorra.

Quais as possíveis implicações para as moedas que tenho?

No caso da versão com o SegWit ser a vencedora, não muda nada com seus bitcoins, além das flutuações normais de preço.

Caso o Bitcoin Unlimited saia vencedor, há dois caminhos possíveis:

O primeiro é que passem a existir duas moedas: a do Bitcoin Unlimited e a do Bitcoin Core.
Neste caso é melhor que cada pessoa guarde seus Bitcoins fora de bolsas, esperem a poeira baixar e depois decidam o que fazer com suas moedas.

Caso o Unlimited seja a versão vencedora, há bolsas que já disseram que vão ignorá-lo e dar suporte apenas ao Bitcoin Core. Também neste caso é melhor deixar suas moedas fora de bolsas.

Ou seja, se houver algum sinal de que o Bitcoin Unlimited seja a solução vencedora, tire seus bitcoins de bolsas e aguarde o desenrolar dos acontecimentos.

O que as bolsas de Bitcoin estão pensando em fazer em cada caso?

Por conta da incerteza, e de novas alternativas estarem surgindo para resolver este impasse, as bolsas de Bitcoin estão em uma situação bem delicada de assumir alguma posição no momento.

Atualmente, há bolsas que dizem que vão suportar apenas a versão Bitcoin Core e outras dizem que suportarão ambas. “Nós  Mercado Bitcoin aguardamos a solução definitiva antes de nos manifestar”, diz Rodrigo Batista, CEO do site. “Mas acreditamos que SegWit é a melhor solução”, completa Rodrigo.

Futuro: O que esperar dos próximos capítulos?

Minerador com AsicBoost
Recentemente foi descoberto que o principal apoiador do Bitcoin Unlimited, a empresa Bitmain, estava usando uma técnica duvidosa em sua mineração chamada de AsicBoost. Esta técnica ficará inviável caso o Segwit seja implementado.  Isso trouxe grandes dúvidas sobre os interesses que estão por trás do Bitcoin Unlimited. A Bitmain está sendo acusada de barrar o SegWit simplesmente porque não conseguirá mais usar o AsicBoost.

As revelações sobre o uso do AsicBoost deram bastante força para o SegWit que parece que está “ganhando” a briga hoje.

Novidade: Softfork Ativado pelo Usuário (UASF)

Correndo por fora e a favor do Segwit está uma técnica de implementar mudanças no Bitcoin chamada UASF (User Activated Soft Fork) .

Da forma que está agora, somente os mineradores da rede Bitcoin têm o poder aprovar o SegWit para que a ele comece a valer.

Com o UASF, empresas de pagamento, carteiras e usuários do Bitcoin podem ter voz e forçar o uso do SegWit.

Essa é uma alternativa que está ganhando bastante força e que acompanharemos de perto. Caso seja adotada, o início da migração para ela começa em Agosto, e não teria impacto sobre suas moedas.

A briga chegou ao Litecoin

O Bitcoin muitas vezes é referido como “ouro digital”. O litecoin seria a “prata digital”. Saiba mais sobre ele aqui.

Por ter um sistema de governança mais ágil, os programadores litecoin estão trabalhando para ter SegWit antes do Bitcoin.

Atribui-se a isso a recente valorização do litecoin, que chegou a mais de 100% nas últimas semanas.

Uma eventual implementação do SegWit no litecoin é vista como mais uma pressão para que o Bitcoin tenha a mesma tecnologia.

Mercado Bitcoin é o único site que oferece a opção de negociar litecoins no Brasil.

Conclusão
Este post será atualizado conforme os acontecimentos forem acontecendo, e novas dúvidas cheguem até nós.

Além dos links postados ao longo do texto, sugerimos também os links abaixo:

Texto em português detalhando o hardfork, por Edson Santos

Discussão muito boa, em inglês, sobre praticamente todos os tópicos deste texto

Impasse no Bitcoin pode levar a duas moedas independentes. E agora? SegWit ou Unlimited? Softfork ou hardfork?
4.6 (156 votos)