Três semanas após o hard fork, a noite de domingo (12/11/2017) registrou o nascimento da altcoin Bitcoin Gold. A novidade deu seu primeiro suspiro de vida em meio a um setor enfeitiçado pela alta do Bitcoin Cash justamente antes de seu hard fork programado para a tarde desta segunda-feira (13/11/2017) por volta das 17h e, por isso, seu surgimento não ganhou tanta repercussão como o esperado.

Em comunicado, os desenvolvedores revelaram que o download completo do full node está disponível no site oficial.

Carteiras e exchanges estarão aptas a processar depósitos, saques e quando estiverem prontos, trades. Entre as melhorias apresentadas estão:

  • Equihash PoW como proof-of-work, algoritmo resistente ao ASIC (Circuitos Aplicados Integrados Específicos), responsáveis pela atual mineração do Bitcoin
  • Implementação de full Replay Protection para proteger a comunidade de ataques
  • Refinamento do algoritmo de ajuste de dificuldade per block, visando responder melhor às mudanças dinâmicas no poder de hashing
  • Introdução de um Adress Format pré-fixado único “G” e “A” para evitar transações de moedas para destinos errados
  • Correção de erros comuns e bugs identificados previamente
  • Minerações bem-sucedidas em várias camadas de Testnet

Nesse primeiro momento, os desenvolvedores preveem aproximadamente 100 mil moedas disponíveis, que serão usadas para financiar o crescimento e o desenvolvimento do ecossistema do Bitcoin Gold.

Empolgou?

O lançamento animou o mercado fazendo os preços futuros do Bitcoin Gold subirem para US$ 500 um dia antes do lançamento. Mas nem tudo são flores para a moeda, visto que não há certeza de que ela acumulará apoio suficiente dos usuários e mineradores, o que deixa sua capacidade de se tornar viável nebulosa.

Especialistas apontam que podemos estar próximos de ver o aumento do descaso dos investidores sobre forks de altcoins que se afastam do blockchain original.

O crescente número de forks pode assustar investidores mais acostumados com o bom e velho Bitcoin, uma vez que geralmente trazem o caos para a comunidade e a incertezas sobre o futuro das criptomoedas em geral.

Nasce uma nova altcoin: Bitcoin Gold
5 (1 voto)