Não entre em pânico e traga sua toalha!

 

Olá, clientes do Mercado Bitcoin

Como a maioria sabe sofremos um ataque de negação de serviço que durou de por volta das 10 da manhã,  às 4 da tarde. Este foi um ataque sincronizado que atingiu, até onde sabemos, a mtgox, btc-e, bitstamp, alguns pools de mineração e o Mercado Bitcoin.

Esse tipo de evento não é raro, e o objetivo é sempre tirar os sites do ar. Não existe a possibilidade de comprometerem as suas moedas virtuais ou valores em reais depositados. O Mercado Bitcoin tem uma estrutura robusta para suportar este tipo de agressão, mas a  intensidade de hoje foi sem precedentes. Basta ter em mente que derrubaram a mtgox, que já passou por isso diversas vezes e tem uma estrutura várias vezes maior que a nossa. Já estamos estudando medidas para melhorar o site contra este tipo de evento.

Contudo, não podemos prometer que este tipo de evento não ocorrerá mais. Pelo contrário, temos certeza que outros virão independente do que façamos. Pelo menos por enquanto essa será uma característica do negócio de intermediação de moedas virtuais no mundo inteiro: sempre haverá pessoas ou grupos dispostos a tentar distorcer o preço de alguma forma para benefício próprio, e ataques de negação de serviço são uma forma bem efetiva de conseguir isso.

Portanto, levem em consideração este fator quando decidirem usar qualquer site para comprar e vender moedas virtuais, ou um pool de mineração. Quem entrar neste barco tem estar preparado a suportar as ondas grandes que podem surgir no caminho e neste caso a onda pode vir de qualquer lugar do mundo e de diversas formas. Usar bitcoins como investimento incorre em aceitar esse tipo de risco.

Para servir de molho à receita, ainda há pessoas que querem gerar pânico dizendo, por exemplo, que um programa de rádio anunciou que o Mercado Bitcoin foi hackeado. Por que raios no mundo uma rádio anunciaria isso, se nem quando o Google sai do ar é notícia? Não deem atenção a este tipo de boato, nem tomem decisões precipitadas quando o serviços voltam a funcionar. Fizemos alguns comunicados ao longo do dia, e sempre faremos o mesmo. Assumimos aqui o compromisso de fazê-lo a cada duas horas em futuros eventos.

Esperamos retribuir da melhor maneira o apoio que tivemos da maioria dos clientes. Vocês foram uma peça importante para mantermos a calma e passar por mais essa dificuldade. Muito obrigado.

 

Equipe do Mercado Bitcoin

 

image002

19 thoughts on “Não entre em pânico e traga sua toalha!

  1. Augusto Rebelo says:

    Agradeço ao empenho e ao comprometimento desta equipe que esta fazendo desta moeda um sucesso e que mostrou de forma perfeita porque devos confiar em vocês. Keep walking !!

  2. theferpa says:

    É um absurdo alguém que investe em algo tão moderno, tecnológico e inovador quanto o bitcoin, e se deixa influenciar por uma notícia na rádio, ou na TV, que seja.

    Bitcoin é muito mais que investimento, é uma alternativa REAL ao sistema financeiro atual, e isso INCOMODA muita gente, nem é preciso pensar muito pra saber o porquê.

    Muitos problemas e muitas notícias plantadas estão por vir, isso é só o começo, e só os racionais continuarão com as criptomoedas.

  3. Fausto says:

    Bom dia!
    Obrigado pela explicação do ocorrido ontem. Como sou novo nesse tipo de negócio, ainda estou tentando entender os riscos e como tudo funciona.
    Quero agradecer também pelas respostas rápidas que tive pelo e-mail. Desculpe se algum momento fiquei um pouco “desesperado”. Cada vez mais o time do “MercadoBitcoin” está demonstrando muito profissionalismo e confiança.

    Atenciosamente.
    Fausto Passos

  4. Claudio says:

    Equipe do Mercado Bitcoin,
    Parabéns pela postura e profissionalismo!
    Entendo que haverá outras tentativas de “ataques”, contudo confio na competência e credibilidade de vocês! Vamos nessa!
    Abç!

  5. Olá Mercado Bitcoin! É notório e provável que sites com a natureza de atividade do Mercado Bitcoin sejam alvos de ataques. “Onde há dinheiro, a gente mal intencionada buscando levar vantagem!”. Obrigado por nós deixar informados sempre que possível, no entanto gostaria de sugerir que fossem mais rápidos quanto ao fornecimento de informações afim de minimizar o pânico, usando o perfil no twitter e claro, neste blog! Forte abraço!

  6. Bitboy says:

    Eu sugiro que vocês usem 3 sites.
    Por exemplo MB o atual e mais MB II e MB III.
    Todos os sites em diferentes datacenters.
    Se o principal caísse por qualquer motivo o navegante tentaria acessar um dos outros dois, que bem provavelmente estariam on-line.
    Mesmo que não haja negociação nos outros dois sites (ou haja também), lá estaria a informação do que está ocorrendo em tempo real no site principal para esclarecimento e fim de um eventual pânico pelos usuários MB e outros.
    Bastaria divulgar os sites de backup no site principal.
    O custo acredito que valeria pena para se ter a segurança a prova de catástrofes.

  7. Lázaro says:

    Vamos pegar o preço do Litecoin no momento (R$ 110,00), se eu comprar 01 (uma) unidade, pagarei esse valor e mais quantos de taxas? […] R$ 110,00 + = …

  8. Alexandro says:

    Não vi nenhum comunicado nas outras exchanges… É a nossa exchange brasileira saindo na frente em transparência e profissionalismo. Parabéns a toda equipe do Mercado!

  9. Robson says:

    Pose ser tbm hackers contratados pelo governo para a derrubada da moeda já que esta moeda é hum grande perigo para hum governo ja que ele não consegue controlar o Bitcoin, Nos mantemos Fortes

  10. Murilo says:

    Muito bom. Mas gostaria somente de reforçar o que o amigo Rodrigo Henrik falou, clareza e agilidaded na informação são essenciais para manter a confiança de nós investidores. Vamo que vamo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *