Olá, clientes do Mercado Bitcoin

Como a maioria sabe sofremos um ataque de negação de serviço que durou de por volta das 10 da manhã,  às 4 da tarde. Este foi um ataque sincronizado que atingiu, até onde sabemos, a mtgox, btc-e, bitstamp, alguns pools de mineração e o Mercado Bitcoin.

Esse tipo de evento não é raro, e o objetivo é sempre tirar os sites do ar. Não existe a possibilidade de comprometerem as suas moedas virtuais ou valores em reais depositados. O Mercado Bitcoin tem uma estrutura robusta para suportar este tipo de agressão, mas a  intensidade de hoje foi sem precedentes. Basta ter em mente que derrubaram a mtgox, que já passou por isso diversas vezes e tem uma estrutura várias vezes maior que a nossa. Já estamos estudando medidas para melhorar o site contra este tipo de evento.

Contudo, não podemos prometer que este tipo de evento não ocorrerá mais. Pelo contrário, temos certeza que outros virão independente do que façamos. Pelo menos por enquanto essa será uma característica do negócio de intermediação de moedas virtuais no mundo inteiro: sempre haverá pessoas ou grupos dispostos a tentar distorcer o preço de alguma forma para benefício próprio, e ataques de negação de serviço são uma forma bem efetiva de conseguir isso.

Portanto, levem em consideração este fator quando decidirem usar qualquer site para comprar e vender moedas virtuais, ou um pool de mineração. Quem entrar neste barco tem estar preparado a suportar as ondas grandes que podem surgir no caminho e neste caso a onda pode vir de qualquer lugar do mundo e de diversas formas. Usar bitcoins como investimento incorre em aceitar esse tipo de risco.

Para servir de molho à receita, ainda há pessoas que querem gerar pânico dizendo, por exemplo, que um programa de rádio anunciou que o Mercado Bitcoin foi hackeado. Por que raios no mundo uma rádio anunciaria isso, se nem quando o Google sai do ar é notícia? Não deem atenção a este tipo de boato, nem tomem decisões precipitadas quando o serviços voltam a funcionar. Fizemos alguns comunicados ao longo do dia, e sempre faremos o mesmo. Assumimos aqui o compromisso de fazê-lo a cada duas horas em futuros eventos.

Esperamos retribuir da melhor maneira o apoio que tivemos da maioria dos clientes. Vocês foram uma peça importante para mantermos a calma e passar por mais essa dificuldade. Muito obrigado.

 

Equipe do Mercado Bitcoin

 

 

Não entre em pânico e traga sua toalha!
Avalie