Nova York estuda regulamentação de moedas digitais

New_York

O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) realizará, nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, uma audiência pública que poderá definir uma forma de regulamentar as moedas digitais, entre elas o Bitcoin. De acordo com o anúncio oficial, as autoridades novaiorquinas também discutirão a possibilidade de criar “BitLicenças” – o termo é deles – para permitir ou não a operação de negócios ligados às criptomoedas no estado. O evento promete receber falas de empresários vinculados às criptomoedas, investidores, acadêmicos, especialistas técnicos e outros indivíduos envolvidos com o tema, assim como também será aberto para interessados e para a imprensa. Cabe ficar atento às discussões – além de possivelmente provocarem um impacto no preço do Bitcoin, elas podem também sinalizar qual será o futuro das criptomoedas no maior centro financeiro do mundo.

A intenção de criar regulamentações específicas para empresas ligadas ao campo das criptomoedas já é antiga em Nova York. Em Agosto de 2013, o órgão começou os seus estudos sobre o tema e requisitou informações à respeito das operações de 22 companhias que transacionam o Bitcoin. Já em Novembro, quando o Senado norte-americano promovia as suas próprias discussões sobre o tema, o NYDFS expediu um documento – “Aviso de intenção da realização de uma audiência sobre moedas virtuais” (http://www.dfs.ny.gov/about/hdn_virtual_currencies.pdf) – que afirmava categoricamente: “A audiência revisar a interconexão entre a regulamentação da transmissão de dinheiro e o campo das moedas virtuais”. Segundo a mesma nota, “a audiência ainda espera considerar a possibilidade de que o órgão possa começar a expedir BitLicenças específicas para atividades e transações ligadas às moedas virtuais, que incluiriam medidas contrárias à lavagem de dinheiro e proteções ao consumidor”.

As audiências promovidas pelo Senado norte-americano em Novembro de 2013 contavam com um tom repressivo similar ao que as autoridades novaiorquinas agora usam, mas, ao legitimarem o Bitcoin e as criptomoedas no mais visível palco político do mundo, elas também ajudaram a criar uma alta histórica no valor do BTC – na ocasião, a moeda digital ultrapassou a barreira dos US$ 1000. Apesar de muitos legisladores terem opinado na ocasião que não há possibilidade de as moedas virtuais não sofrerem com controles estatais, o evento contou com discursos de membros importantes da comunidade, como Tony Gallippi (CEO do Bitpay) e Patrick Murck (Bitcoin Foundation), que ajudaram a desfazer as tradicionais conexões feitas entre o Bitcoin e temas como lavagem de dinheiro e crime, mostrando que o Bitcoin também é sinônimo de empreendedorismo, inovação e descentralização. Os irmãos gêmeos Tyler e Cameron Winklevoss, famosos pela co-criação do Facebook e notórios investidores do Bitcoin, também desfilaram pelos corredores de Washington na ocasião, promovendo a ideia da criação do primeiro fundo relacionado ao Bitcoin a ser negociado em bolsa. No final, apesar de ter sido anunciada com sombras apocalípticas, a audiência no Senado foi muito mais positiva do que negativa para a indústria de moedas alternativas.

É possível que uma flutuação de valor similar, para o bem ou para o mal, também aconteça depois das audiências em NY. Por enquanto, existe o temor de que discussões como essa possam forçar que negócios sofram excessivamente com freios legislatórios, o que poderia ser um impeditivo para um avanço maior das criptomoedas. De qualquer forma, serão dois dias completos de intensas discussões sobre o tema, com falas de muitos entusiastas, e provavelmente nenhum aspecto ficará de fora. Resta esperar para ver no que vai dar – e torcer pelo melhor.

Thoreau

13 thoughts on “Nova York estuda regulamentação de moedas digitais

  1. Sansão says:

    Essa proposta de tentar regulamentar a moeda pode ser proveitosa na tentativa de inibir lavagem de dinheiro e outros tipos de crimes dos quais o bitcoin de certa forma facilitou, mas acho que pode inibir investidores também, com a perda dessa característica essencial que é ñ ter controle nenhum do estado, perderia um pouco o brilho…

  2. Sansão says:

    Como poderia saber em primeira mão os resultados dessa audiência? será que vai passar em algum noticiário? Se alguém souber alguma coisa e pudesse postar eu agradeceria…

  3. Junior says:

    Não deixem o Governo tomar conta dessa moeda.Essa moeda virtual não foi criada com o intuito do governo e os bancos tomarem conta.Bitcoins foi criado para passar por cima do governo (sem impostos)e bancos(sem taxa abusivas para administrar o seu dinheiro).Cada um toma conta de sua carteira.

  4. Cairo Benevides says:

    Ate hoje todas as formas de se ganhar dinheiro fácil da noite para o dia, nao se concretizaram , as criptomoedas conseguirão isso , já que existem grandes investidores que compraram a preços irrisórios ?

  5. Cairo Benevides says:

    E qual seria o limite se o mundo inteiro passar a aceitar e comercializar?E se lançarem outras moedas que dêem tenham mais vantagens, isso nao e como ouro que e um mineral da natureza,aonde já conhecemos todos os minerais, e o ouro nao tem seu reinado ameaçado , e se criarem outras,o bitcoin viraria pó ?

    • Daniel says:

      Olá a todos, cabe aqui uma reflexão.

      O dinheiro que temos em papel também é representativo. Intrinsecamente ele não vale nada, já que não passa de um papel especial emitido pela casa da moeda.

      O dinheiro que vc tem no banco tbém não passa de um número binário arquivado dentro de um HD que é alimentado por eletricidade. Ele não existe fisicamente.
      Na verdade nosso dinheiro já é digital faz tempo!

      Agora estaríamos trocando a forma de troca dessa moeda e de como isso pode ser feito. Mas o conceito é o mesmo. Para ele ser adquirido ou emitido, algum lastro é necessário. E isso vem de produtos, serviços, etc, como é no mundo atualmente.

      Por isso para “ganhá-lo”, vc ainda precisaria de outro bem para ser trocado, o que representa sua valorização.

      Por isso não vejo problema algum, aliás vejo melhores perspectivas, pq além de ser mais seguro, já que a própria característica descentralizada dele permite que a informação esteja gravada em milhões de computadores, ele não necessita de um órgão regulador.

      Hoje seu dinheiro fica arquivado dentro de alguns computadores replicados pelo seu banco. Mas seu dinheiro já está dentro de um computador, e já é digital. Vc pode trocá-lo por papel moeda ou usar de dentro de um cartão, mas ele já é digital.

      Na forma do Bitcoin ao meu ver é mais seguro do que os bancos atuais, já que a parte contém o todo e o todo contém a parte da informação de sua carteira. Ou seja, o mundo todo se torna um banco descentralizado. Não há cofres para roubar, não há redes para derrubar, e os canais são encriptados. E quanto mais gente, mais poderoso esse banco se torna, assim como é a internet hoje.

      Imagine que antigamente vc precisaria de um cofre gigantesco para arquivar uma informação monetária que hoje vc pode colocar dentro um pendrive.

      Quanto a surgir outras moedas, elas tbém teriam que ser trocadas de alguma forma, o que tbém não leva necessariamente a um problema.

      Mas pela lei natural de como tudo acontece no universo computacional, apenas uma será a de maior cotação ou dominante no mercado, e algumas outras boas alternativas, como o Litecoin, ocuparão o segundo lugar.

      Para uma nova economia as vantagens são enormes. Taxas inexistentes, burocracias governamentais inexistentes, descentralização do poder financeiro, globalização econômica, moeda de compra global, etc.

      Seu conceito é novo e está sendo assimilado por todos e ainda resta saber como o mercado irá-se comportar. Mas para mim as moedas digitais chegaram para ficar.

  6. Rafa says:

    Isso é as moedas digitais evoluindo.
    OFF: Para quem quiser recomendo o site bit.cur.lv/FreebitSite, a cada uma hora é possivel jogar e ganhar uma pequena quantidade de bitcoin, é pouco, mas eles realmente pagam.

  7. O mercadobitcoin vai quebrar galera, eh so baixar muito ou explodir os preços e eles irão se mandar na face da terra com seu dinheito! cuidado já fizeram isso uma vez e a estratégia deve ser fazer isso! Tirem seus dinheiros e enviem para o btc-e

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *