O Banco Santander Espanha anunciou investimento em uma equipe de pesquisa de blockchain para desenvolver sua negociação, emissão e liquidação de títulos.

O acordo anunciado ontem no site da empresa coloca como objetivo da equipe Digital Investiment Banking garantir que o Santander esteja utilizando as mais inovadoras tecnologias para oferecer as melhores soluções possíveis para os clientes, inclusive explorando o uso de títulos simbólicos em mercados de capital de dívida, derivativos e outros produtos.

Segundo José Linhares, vice-presidente executivo sênior do Santander:

A onda de digitalização que está ocorrendo no setor financeiro está se acelerando. Nossos clientes esperam que isso resulte em melhores soluções, menores custos e novas categorias de produtos e serviços que lhes permitam acessar os mercados de capitais com mais eficiência do que nunca. Queremos oferecer aos nossos clientes o que eles esperam de nós”.

A equipe será liderada por John Whelan, ex-presidente da Ripple, que ingressou no laboratório blockchain do Banco Santander em 2016, liderando uma equipe responsável por explorar a aplicação dessa tecnologia no setor financeiro.

No seu site, a empresa relatou que:

O Santander está desempenhando um papel de liderança na aplicação da tecnologia blockchain nos serviços financeiros. O serviço One Pay FX do banco foi o primeiro serviço internacional de pagamentos a ser lançado em vários mercados usando a tecnologia baseada em blockchain.”

O One Pay FX é uma tecnologia para pagamentos internacionais desenvolvido pelo blockchain da Ripple. O objetivo do Santander nesse investimento foi permitir reduzir seus custos e tempo normalmente exigidos pelas tradicionais transferências internacionais de recursos. Os primeiros países que a tecnologia foi disponibilizada são: Espanha, Reino Unido, Brasil e Polônia, mas a tendência é que a empresa adicione outros países à lista em breve.

Conheça o Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas da América Latina

Santander Espanha avança para uso de blockchain
5 (1 voto)