O Santander lança aplicativo com a Ripple, com foco em transferências internacionais. O One Pay FX, que usa a tecnologia de blockchain da Ripple, propõe reduzir taxas e tempo de transações – elas serão liquidas em até um dia. Já é oferecido para clientes do banco no Brasil, Polônia, Reino Unido e Espanha.

O Santander e a Ripple já têm uma parceria há algum tempo, com os primeiros protótipos indicando que soluções blockchain poderiam ser superiores às tradicionais ainda em 2015. Em 2016, o Santander disponibilizou o aplicativo Ripple para seus funcionários.

Além disso, a Innoventures, um fundo fintech de US$200 milhões gerenciado pelo Santander, foi um dos investidores da primeira rodada de investimentos da Ripple. Afinal, a tecnologia também interessa empresas de transferência de dinheiro. MoneyGram e Western Union já declararam interesse em projetos com a Ripple.

Declaração do banco

A presidente do banco, Ana Botín, declarou que

“a partir de hoje, nossos clientes no Reino Unido podem usar o One Pay para transferir dinheiro pela Europa e EUA. (…) os clientes do Brasil e da Polônia podem transferir dinheiro para o Reino Unido. As transferências para a Europa já são realizadas em um dia e esperamos que possam se tornar instantâneas nos próximos meses”

O Santander se torna o primeiro banco a oferecer esse tipo de operação via blockchain para seus clientes de varejo.