Um novo ICO chegou no mercado! A HoweyCoin promete revolucionar o mercado de turismo, com uma moeda para ser usada especificamente em viagens. A proposta é passar as economias que isso trará para o consumidor. Os benefícios incluem:

  • 15% de bônus para compras nas próximas duas semanas;
  • Compras com cartão de crédito, qualquer grande moeda global ou pela TravExcoins, um e-commerce parceiro;
  • Desconto progressivo o quanto antes comprar o ICO;
  • Time bem estruturado;
  • Recomendações de pessoas famosas

Mas por que estamos fazendo propaganda de um ICO? Não estamos. Trata-se de uma oferta falsa, colocada no mercado pela Securities Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais norte-americano, e que inspirou nossa CVM. A oferta foi colocada no ar para mostrar para a população tudo o que se deve procurar em um ICO para mostrar que ele é uma fraude.

A HoweyCoin é o mais novo instrumento educacional deles. O sugestivo botão de “compre moedas agora” na verdade leva a uma página educacional da SEC, que ensina os investidores a não caírem em armadilhas. A página está muito bem estruturada, e recomendamos a todos que deem uma olhada nos principais sinais negativos apontados pelo órgão regulador.

O próprio título já ironiza a maior parte das ofertas: “a SEC tem uma oportunidade que você não pode perder: você deve agir agora!”. Trata-se de um claro destaque do senso de urgência que a maior parte dos ICOs explora para tentar vender seus projetos. No mercado de criptomoedas, existe uma tendência, o FOMO (Fear of Missing Out – medo de perder). Esquemas de ICO bem construídos exploram esse questionamento: e se eu estiver perdendo o próximo Ethereum?

O Whitepaper da HoweyCoins

O whitepaper é o documento padrão de apresentação de qualquer projeto no mundo das criptomoedas. Por ele, o investidor deve obter informações como:

  • Quem é o time e qual a experiência deles com criptomoedas;
  • Como o projeto é construído? O blockchain faz sentido?
  • Qual o problema que estão tentando resolver? Blockchain é necessário?

Entre muitas outras perguntas. Um guia de como identificar ICOs bons e ruins é tema para outra publicação. No caso da HoweyCoin, o whitepaper é propositalmente genérico. Não há uma única referência a como a tecnologia do projeto vai funcionar, que tipo de blockchain será ou como será lançado.

Por outro lado, está cheio de declarações de impacto com pouco significado. Frases como “seremos os líderes da revolução digital” e “a HoweyCoin pode servir como uma proteção garantida contra a inflação e perda de capital” se espalham pelas nove páginas do documento.

O documento é claramente genérico e serve para estimular a ação rápida dos compradores. A parte interessante é que muitos ICOs “reais” possuem whitepapers assim. E mesmo sem explicar como funcionam, recebem muitas vezes milhares de dólares.

A brincadeira com o nome da HoweyCoin

Até o nome da moeda é uma brincadeira da SEC. Valores mobiliários são uma categoria de ativos sob a regulação da SEC – no Brasil, da CVM – e sua emissão irregular pode levar até mesmo à cadeia. O teste mais comum para verificar se um ativo é um valor mobiliário ou não é o Howey Test, desenvolvido em um julgamento de 1946, em um julgamento nos Estados Unidos. De acordo com ele, um ativo é valor mobiliário quando:

  • Investimento em dinheiro;
  • Expectativa de lucros;
  • O investimento é um empreendimento em comum;
  • Os lucros advém de esforços de terceiros

Claro, juridicamente falando, há mais critérios, mas esses quatro básicos continuam relevantes até hoje. E muitos ICOs exploram esses quatro pontos, caindo na regulação da SEC. Para saber diferenciar os tipos de tokens que existem, recomendamos esse artigo.

As promessas de ganho da HoweyCoin

Outro ponto muito comum entre os esquemas de ICO são os ganhos prometidos. A HoweyCoin promete ganhos de 7% a 15% ao ano, garantidos. Claro que ninguém pode garantir o retorno de um ativo. Trata-se de uma forma que os criminosos encontraram para estimular ainda mais a cobiça daqueles que participam do mercado de criptomoedas.

Além disso, claro, esses ganhos são garantidos por celebridades dos esportes e da música. Muitos ICOs usam desse artifício para passarem uma imagem de segurança aos seus futuros investidores.

Conclusão

São muitos os sinais de um ICO fraudulento. Faremos uma postagem dedicada a isso no futuro. Contudo, é muito interessante ver a iniciativa de órgãos reguladores procurando conscientizar as pessoas a tomarem cuidado com isso. De acordo com a SEC, eles “demoraram poucos dias para construir o website, só com recursos internos da agência – isso mostra quão fácil é para alguém criar um esquema fraudulento de ICO”.

Invista no Mercado Bitcoin, a maior corretora de criptomoedas da América Latina

SEC prega pegadinha no mercado de criptomoedas – a Howeycoin
5 (1 voto)