Grandes nomes da rede Bitcoin anunciaram nesta quarta-feira, dia 8 de novembro de 2017, que a SegWit2x deve suspender – pelo menos por enquanto – os planos de realizar o upgrade que faria com que os blocos passassem a ter capacidade mínima de 2MB e máximo de até 8 MB.

O motivo de acordo com uma publicação feita na lista da Linux Foundation e assinada por Mike Belshe, Wences Casares, Jihan Wu, Jeff Garzik, Peter Smith e Erik Voorhees é a falta de consenso em relação a mudança.

Apesar da vitória conquistada em agosto passado com a quebra de um impasse e a ativação bem-sucedida da Segwit mesmo contando com o apoio de apenas 30% dos mineradores, as opiniões sobre ela não mudaram.

Diversas empresas e especialistas em criptomoedas se posicionaram contra a medida, entre eles Nick Szabo, pioneiro em blockchain e moedas digitais.

Embora os desenvolvedores acreditem que aumentar a capacidade dos blocos ajudaria a melhorar a escabilidade do Bitcoin, em uma mensagem na lista, eles dizem que nada é mais importante que manter a comunidade unida. Por isso, insistir nessa via poderia se tornar um revés para o Bitcoin.

À medida que as taxas aumentam na cadeia de blocos, eventualmente se tornará óbvio a necessidade de alterar a capacidade dos blocos, afirmam os desenvolvedores da SegWit2x.

E como são prudentes, resolveram pelo menos hora, abortar a missão.

A notícia animou os investidores elevando a cotação do Bitcoin em 11% nesta quarta-feira e chegando a máxima de US$ 7.895. No Brasil, a moeda bateu R$ 25.400 no Mercado Bitcoin.

Opinião 

O CEO da BitPay, maior sistema do processamento de Bitcoin, Stephen Pair, publicou hoje em uma rede social que a participação da empresa no Acordo de Nova York pretendia unicamente facilitar o caminho da comunidade Bitcoin. Uma vez que o objetivo não foi alcançado, eles apoiam o cancelamento da SegWit2x.

Ainda segundo Pair, se os mineradores continuarem com insistindo na medida, no bloco 494.784, ela pode causar um rompimento da blockchain do Bitcoin e ninguém ganharia com isso.

Vários serviços seriam forçados a suspender suas operações. E o efeito não ficaria restrito a ela: toda a indústria de blockchain seria drasticamente afetada.

Insistir no erro poderia deixar o Bitcoin inutilizável e toda a inovação feita até agora iria para o lixo. Melhor jogar a toalha e enviar um sinal claro que a cadeia continuará operando de maneira satisfatória mesmo sem a mudança.

SegWit2x foi suspenso – pelo menos por enquanto
4.9 (7 votos)