Recentemente a internet esteve sob um grande ataque de um vírus, que utiliza uma tecnologia criada pelo governo dos EUA e que foi vazada no site Wikileaks. Este tipo de vírus é conhecido como ransomware e pede Bitcoin como forma de resgate. Diversas empresas de todos os portes saíram do ar por conta dele.

Se você utiliza computadores com Windows saiba como se proteger aqui no site da Microsoft

Os outros sistemas operacionais como Linux e MacOS não foram afetados.

Existem outros vírus deste tipo que podem infectar computadores de direrentes formas. Caso você seja infectado, antes de fazer qualquer coisa, consulte os sites noransom.kaspersky.com e nomoreransom.org . Eles têm diversas instruções para tirar estes tipos de vírus de computador sem ter que pagar.

O Bitcoin é uma tecnologia, e como qualquer outra pode ser usada por pessoas de diversas intenções com a maioria usando para atividades normais e lícitas. Um outro exemplo de tecnologia usada para fins ilícitos são os celulares que podem ser usados para pedidos de socorro, ou aplicar golpes de dentro de um presído, portanto o foco da mídia no Bitcoin às vezes é exagerado.

Caso seu computador seja infectado e você opte por fazer o pagamento, não nenhuma garantia de que conseguirá seus arquivos de volta e será impossível cancelar a transação de Bitcoin sugerida pelo criminoso. Não é recomendável que você faça o pagamento e recorra a backups dos dados.

Caso você por qualquer motivo resolva pagar, é possível comprar e enviar bitcoins em sites como o Mercado Bitcoin e  Coinbase.

Vírus parou a internet. Como se proteger sem ter que comprar e pagar bitcoins
4.8 (13 votos)